sexta-feira, 4 de junho de 2010

PALAVRAS... POR SUZANA FIGUEIREDO

Palavras

Somos cordeiros com alma de lobos.
Enquanto fazemos cara de bobos, lambemos nossas próprias chagas,
Sorvendo o podre da carne...
Vivemos assim, de quatro, por milênios...
Conseguimos ficar eretos e pensamos que então éramos humanos!
Ledo engano. Ainda somos o lobo, que é o espírito do cordeiro.
Macaco, homem, lobisomem, que diferença faz?
Todo bicho tem alma e toda alma tem dono...
Quando por séculos em natureza humana, dormimos, não evoluímos
Enquanto pagávamos nosso pão com suor do corpo e... Poluição!
O sal da pele, o fel da terra, são ingredientes de perfeita alquimia.
Revolução atômica não deveria ter sido entendida como força motriz de hecatombes! Colisões, explosões...
Ninguém pensou em tecer analogias entre salto quântico e mudança de nível
Quando descobertas as subdivisões do átomo?
Humanos... Deuses... Alguém já perguntou: Seriam os deuses astronautas?
Eu nunca duvidei!
E os humanos? Quem são?
Uma estranha raça essa nossa!
Irmãos aos quais não se pode dar às costas...
Cavaleiros ou montarias, pouco importa!
Somos senhores e escravos num só ato,
Não se riam, isso é fato!
Nascemos nus e chorando,
Porém, à morte do corpo, vestem-nos e choram os demais...
Aves de rapina também são pássaros e em nada diferem das hienas que,
Não só serenas, mas, alegres,
Riem enquanto se alimentam dos subprodutos de seres do mesmo reino...
As coisas vão e voltam
E sempre chegam ao mesmo lugar:
Até na divisão das espécies, essa nossa raça humana teve que criar "reinos",
Ter súditos, serviçais...
Assim, temos evoluído: literalmente, comendo uns aos outros!
Que palavra tão indecifrável essa "humana"
Que gerou tantos outros adjetivos qualificativos...
"Humanidade", por exemplo, o que significa?
Parece querer que se a entenda como "bondade humana".
Não! Penso que, também não seja pela "generosidade humana"...
E desumano, seria, inumano (rima com insano!)
Somos uma raça de lobos,
Na qual habitam cordeiros, os nossos "hospedeiros"!
Tolo e pérfido o nosso ego que nos aprisiona enquanto almas...
Ele demonstra temê-la, para tê-la sob vigilância:
- dê-se liberdade aos cordeiros e eles devorarão os lobos!
Nossa alma é como um lobo, que uiva a luz da Lua, cheia de esperança...
Nossa alma canta e dança e sequer conseguimos ouvi-la.
Psssiiiiiiuuu!
Escutem!
Temos tambores no peito ou o coração está com defeito?
Ou, cansou, não quer mais ficar batendo na mesma tecla...
O tempo - as eras e eras durante as quais não fomos - está aí,
Exigindo que sejamos.
Ao final, não somos nada: nascemos pelados e chorando!
De que roupagem haveríamos de necessitar quando o corpo deixamos?
Que deferência é essa a que não nos serviu, muitos de nós fomos vís,
Mas todos morremos vestidos e os outros choram por nós!
Poeira, pó que se desintegra,
quando não mais "carrega" a nossa alma imortal.
Vivos, mortos, despertos, libertos... Em que fase estamos, realmente,
Enquanto, suplantando o coração, somos escravos da mente - do ego (lembra egoísta!)
Nem insista, desista.
Não me peça palavras doces diante de tão amarga realidade.
"Vivo", a mente aprisiona a alma,
Centelha de Luz, Poeira de estelas,
Que não vira pó!
Do corpo, se alguma luz resta, de fato, será fogo fátuo,
Viemos para cá - como sementes de estrelas - e dormimos...
Acordamos sem ver a prata das estrelas nas noites de lua!
Pssiiiu... Não me dêem palavras, eu preciso de silêncio!
Quero ouvir o som dos meus pensamentos,
Isso só ocorre se paro e penso!
Silêncio! Parem todos, olhem para Lua,
Mentalmente, uivem por seus lobos neste pensar...


Ao acordar, quem sabe não terás a força que precisas para gritar:
- Chega! Pára! Não!
Eu não sou cordeiro, sou lobo, liberto, acordado, solto, livre...
Afinal, nasci pelado e chorava,
Quando me for, não quero que chorem:
- Uivem em minha homenagem!
E, não tenham dúvida, o que EU realmente fui e SOU
Continuará sendo e, quem não estiver me vendo,
Jamais saberá quem sobreviveu da fera humana.


SUZANA FIGUEIREDO

2 comentários:

Rosane Arostegui disse...

QUERIDA SUZANA!
SÓ ME RESTA AGRADECER TUA INPIRAÇÃO EM LETRAS GARRAFAIS, AMO TUA ESCRITA E ESSE POEMA AÍ TOCA DIRETO MINHA ALMA, BEM SE VÊ QUE PERTENCES AO CLÃ FIGUEIREDO: GENTE CRIATIVA, SENSÍVEL E SEMPRE INSPIRADA. TEU POEMA ME RESGATOU DO TÉDIO QUE SE ABATIA SORRATEIRO EM MINHA ALMA... AGORA VOU UIVAR PRA LUA!
NAMASTÊ PARCEIRA, CARINHO E MUUUITO AMOR, RÔ AROSTEGUI.

Anônimo disse...

belíssssssssssssssssssssssssssimo!!
inspirada divinamente!
um abraço de muita luz...gracinha.