domingo, 31 de outubro de 2010

POEFOTO TEMÁTICA

Oi gente,
Estamos em ritmo de Feira do Livro e nossa oficina ontem foi uma experência maravilhosa em todos os sentidos, mas falaremos disso após o dia 06/11, depois de realizarmos a outra oficina. Publicaremos todas as produções dos participantes para o deleite nosso e de vocês. Esperamos por todos os amigos no sábado que vem, Simone e eu. Hoje quero mesmo é brincar com essa misteriosa data!
Beijos de Luz, Rô Arostegui.


O TRIO
Eis três vassouras esdrúxulas...
Mas para onde foram as bruxas?

     Bruxa fotógrafa: Simone Figueiredo       
     Bruxa escrevinhadora: Rosane Arostegui
     Bruxa n°3 é a que lê: Você.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BLOG PALAVRA E COR NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2010

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do Brasil. Sua primeira edição foi no dia 16 de novembro de 1955, o objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos nas 14 barracas de madeira instaladas na Praça da Alfândega da capital de 400 mil habitantes de então.

Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. E, na década de 90, conquistou grandes patrocinadores, estimulados pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura.

A infra-estrutura foi ampliada e modernizada, os eventos culturais se consolidaram e a Feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Este ano será a 56ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre e seu patrono é Paixão Côrtes, nosso eterno Laçador!

As informações acima foram colhidas no site: http://www.feiradolivro-poa.com.br/

O Blog Palavra e Cor participará da programação oficial da feira deste ano realizando duas oficinas denominadas FOTO & GRAFIA. O apoio é do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do RS- SEMAPI. Eu e a Rosane adoraríamos que você e toda a sua família e amigos participassem de uma delas.

Será a mesma oficina que acontecerá em duas datas diferentes: 30 de outubro e 06 de novembro (dois sábados). O horário é das 13:30 até as 15:30 na Biblioteca do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

A nossa ideia é que os participantes levem para a oficina fotos impressas em papel fotográfico ou mesmo imagens interessantes que garimparem em revistas, jornais, etc. Estas serão socializadas no grupo e cada um escolherá quantas imagens quiser para escrever algo. Pode ser um poema, uma frase, um sentimento, até mesmo um desenho, enfim o que o coração e a mente desejarem.

Nosso intuito é uma celebração grupal onde quem desejar possa partilhar seus escritos com os demais. Ninguém será “coagido a escrever”, pois o que queremos é sensibilizar as pessoas para esta combinação maravilhosa da FOTOGRAFIA com a POESIA.

Estaremos aguardando você com muita expectativa!

Abraço e até lá!

Si e Rô

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MINICONTO, POEMAS E INVENCIONICES!

Oi povo colorido,
Pra não perder a prática, posto algumas novidades... Devo ter sido inspirada pelas flores da primavera e pela espontaneidade da criança que me habita. Fazia tempo que eu andava "ensimesmada", então resolvi romper com isso postando logo um conto, duas poesias e  também imagens que criei através de colagens, desenho e etc.
Viva a primavera e feliz dia das crianças!
Rô Arostegui

TRANSMUTAÇÃO

Desce num fundo profundo de verde-limo
De verde cinza
De cinza chumbo

Em sombra escorre para os abismos de si
E mãos vagam lentamente pelo limo da alma
O frio penetra pelos poros
Não há sustentação...

Fêmea picada por Tânatos
Flui abismo abaixo
Enquanto a alma amortece o corpo
E a vida se esvai...

Mas eis que olhos despertam
Fitando o além do abismo
E vislumbram no azul-céu
As doces asas de Eros.

Flecha no coração
Mãos que vibram energia
Vermelha luz de amor
A colorir o escuro da alma...

Como Perséfone resplandece
Perfuma as flores da primavera
E semeia carícias de verão!

Rosane Arostegui

TATUAGENS

Ela pisou num caco de vidro que entranhou em seu pé provocando dor...Ao recolher o caco observou que este tinha formado a letra V; V de Vinícius, ex-namorado. Este homem lhe causara uma dor muito maior do que àquela quando o flagrou transando com sua filha de apenas treze anos.
Subitamente tomou-se de amor por aquele caco de vidro, guardando-o como uma espécie de talismã. Todos os dias mirava o vidro, passava os dedos delicadamente por suas bordas afiadas. O vidro virou um marcador de desgraças!
Uma discussão no trabalho provocava cortes desordenados nos braços; decepções afetivas viravam cortes profundos nas coxas, no púbis e até no rosto. O sangue e a dor eram para ela como uma anestesia da vida que doía mais!
Depois de retalhar o corpo todo em uma severa crise de depressão, conheceu o homem que trouxe a luz para sua vida e mergulhou numa espécie de felicidade apaixonada. Abandonou o caco de vidro numa caixa.
Engravidou. Sentia-se plena de vida!
Um dia enquanto ela brincava com seu rebento, homens armados entraram na casa. Nada fizeram com ela, apenas atiraram no homem e na criança.
Não se sabe por quanto tempo ela permaneceu catatônica até levantar-se como um autômato, apanhar o antigo caco de vidro e cravá-lo na jugular qual dentes de vampiro!

Por Rosane Arostegui


CONFISSÃO

Teu cheiro de maresia
é a heresia que atiça meu desejo.

Rosane Arostegui
Em 11/09/2010

FOTOS DA CAMINHADA" VIVA O CENTRO A PÉ" NA CIDADE BAIXA EM PORTO ALEGRE/RS

Olá pessoas!
No dia 09 de outubro de 2010 aconteceu mais uma edição da CAMINHADA ORIENTADA- VIVA O CENTRO A PÉ. Estas caminhadas são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é das secretarias municipais do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), de Turismo (SMTUR), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-Dama. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
O destino foi o tradicional bairro Cidade Baixa e como sempre a adesão foi grande, desta vez além dos interessados rotineiros participaram estudantes de arquitetura do RJ e pessoas com deficiência física apoiadas pela Associação dos Caminhadores do Rio Grande do Sul, conhecida como ONG Caminhadores RS (www.caminhadores.com). O orientador da caminhada foi o arquiteto Paulo Cesa, especialista em restauração arquitetônica pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, convênio Ufrgs e Ritter dos Reis, e professor nas faculdades de arquitetura da PUCRS. Profissional atuante na produção de projetos e execução de obras.
Esta atividade gratuita é um excelente meio de aprofundar o conhecimento pela história da cidade, expandir horizontes e conhecer pessoas com interesses comuns aos seus. Os organizadores do evento informaram que a próxima caminhada será em dois cemitérios da cidade que são verdadeiros museus a céu aberto (arte cemiterial), já participei uma vez e se puder participarei novamente.
Abraço!
Si Fig










 









terça-feira, 5 de outubro de 2010

FOTOS NA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA DE PORTO ALEGRE/RS- COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS

Oi gente!
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2010 a CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA de Porto Alegre/RS (http://www.ccmq.com.br/) comemorou seus 20 anos com a VIRADA CULTURAL. O evento iniciou na noite do dia 24 de setembro, seguiu pela madrugada e encerrou somente na noite do dia 25 após abrigar 65 atividades culturais.
Tive a oportunidade de participar de duas delas. A primeira foi uma agradável história infantil de Mario Quintana contada na Brinquedoteca Pé de Pilão por LEONOR PEREIRA, que trabalha há muitos anos com crianças e adolescentes no local. A segunda foi a leitura de poemas de Mario Quintana pelo poeta, compositor e músico FLÁVIO BRASIL.  Maiores detalhes sobre o trabalho de Flávio poderão ser encontrados no: www.flaviobrasil.com.br
Espero que as fotos lhes deem uma ideia das atividades em que participei.
Agora peço licença para homenagear o poeta:
O pior
O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.
(Mario Quintana/Caderno H)
Abraço!
Si Fig