domingo, 23 de janeiro de 2011

CADERNOS DE VIAGEM

Queridos amigos navegantes do "Palavra e Cor",
Como vocês já sabem, o objetivo desse blog é publicar nossas criações em foto ou poesia, mas é também  divulgar o talento dos nossos amigos e amigas. Dessa vez o convite é pra que vocês se acomodem na poltrona (não é necessário colocar o cinto) e desfrutem de uma maravilhosa viagem à Veneza à bordo das inspiradas e competentes palavras de nossa querida amiga Natália Setúbal. Nas fotos vocês conhecerão a Natália, ela aparece de boina na gôndola e em destaque em outra imagem. Agradecemos a generosidade da Natália por partilhar suas emoções com a gente e desejamos que vocês se sintam em Veneza, como a Simone e eu nos sentimos ao ler este texto!
Beijos carregados de romance, Veneza é pura inspiração!
Rô Arostegui


"Meus cadernos de Viagem - La bella Itália - VENEZIA"
Por Natália Nunes Setúbal

No último outono europeu, fui, finalmente, conhecer a Bella Itália. Bati pernas ao sul e ao norte da Bota. Dentre tantas cidades visitadas, a que mais me cativou na terra de Leonardo da Vinci foi Veneza.
Numa manhã morna e azul, pisei nas misteriosas e cristalinas águas da Rainha do Mar Adriático que cintilavam nos canais. A Veneza das histórias era real e se estendia à minha frente. E eu não sabia por onde começar a admirar, tamanha foi a emoção que me invadiu. Foi como se eu acabasse de conhecer uma pessoa muito especial, e não apenas mais uma linda cidade europeia. Dentre tantos cartões-postais da Velha Dama de Bizâncio, destaco a Ponte Rialto, que atravessa o Grande Canal e também a bela fachada da Igreja de San Simeone Piccolo abençoando os visitantes do outro lado do canal. Acender uma vela e fazer um pedido numa igreja de 1.000 anos de idade é muita emoção; até mesmo pra quem já deixou de ser religiosa, cómo yo.

Outro point imperdível é o mercado principal de Veneza com seus incríveis queijos, peixes fresquíssimos e alcachofras que mais parecem fakes de tão viçosas e verdejantes (os italianos têm muito orgulho de suas alcachofras, e com toda a razão!).
Outro passeio imperdível é visitar o Hotel Cipriani , pois ele é tido por muitos como o melhor hotel do mundo: reúne o suprassumo do luxo veneziano combinado com a localização imbatível: o restaurante, que tem vista para a Piazza San Marco (a mais bela sala de estar ao ar livre que eu já conheci até hoje). Não pude deixar de ir até lo Hotel Cipriani e sorver um caffe maquilado (cortado) no balcão do lobby do bar principal. Foi algo avassalador, pois por lá já beberam café e jogaram conversa fora a fina flor das artes, em geral.

Agora, cé entre nós: heresia é deixar de passear de gôndola pelos inúmeros canais e pontes da cidade aquática mais romântica do planeta.

Lá, são tantas emoções, como quer o nosso Rei RC...No finalzinho do dia em que me despedi da sedutora Veneza - com o coração apertado - fui até o mais belo e antigo bar da cidade, o Harr'ys Bar - em suas mesas já sentaram celebridades do quilate de Ernest Hemingway, por quem La Marangona (o mais antigo sino da Piazza San Marco) deve ter dobrado muitas vezes. Lá nesse bar incrível, foi inventado o drinque bellini (mistura de prosecco com licor de pêssego) e o carpaccio. Contemplando a Ponte Rialto, suspirei fundo (como se suspira em Veneza!; até as as pontes e as pombas, o fazem) e pedi um bellini. Então, ergui um brinde: à bella Venezia, e à Vida!!!
*
Oxalá yo volva a la bella y cativante Venezia!

3 comentários:

gracinha disse...

VENEZA..........
amei este post sobre Veneza.
é um sonho ir a Veneza!!!
tudo lindo!
um abraço ai Blogueiras espertas!
gracinha.

Si Fig disse...

Querida Natália!
Me deu muita vontade de conhecer Veneza, quem sabe nas próximas férias?
Parece que a magia está no ar né?!
Obrigado por me proporcioanr estes minutos de viagem por tabela!
Abração!
Si Fig.

Márcia disse...

Muito bom viajar através das fotos e palavras dela.