domingo, 14 de agosto de 2011

PAI por Gilberto Juarez Mattos

Olá amigos!


Hoje é dia dos pais, uma data importante. O meu pai já está em outra esfera mas trago comigo a genética dele: eu, meus irmãos, sobrinhos, netos e bisnetos. Percebem a importância disso?
Dia desses meu queridíssimo amigo Gilberto (gilberto30.9@gmail.com)
enviou-me por e-mail este escrito acerca do pai dele, uma estória comovente e muito bonita que divido agora com vocês.
Obrigado Giba pela participação no nosso bloguezinho! Apareça sempre que quiser!
UM DIA FELIZ AOS PAIS DE TODOS OS CANTOS E RECANTOS!
Abraço!
Si Fig.
simonefig@terra.com.br



Pai

Os discípulos, seguidores de Jesus Cristo, na maioria das vezes, não entendiam, não conseguiam interpretar as suas ‘parábolas’. Aquelas pessoas que o acompanhavam, ficavam maravilhadas com sua bondade, sermões e milagres. O que teriam pensado quando Jesus proferiu:

“A casa do Pai tem muitas moradas”

‘Naqueles tempos’, talvez a interpretação tenha sido:

- O coração do Pai de Jesus (Deus) era tão grandioso, que a todos acolhia, recebia até mesmo os pecadores...

Atualmente, nos ditos ‘tempos modernos’, poderíamos dizer o seguinte:

- A ‘Casa’ seria o Universo, e as ‘moradas’, seriam os muitos planetas existentes e habitados...Concluindo, alguém hoje, interpretaria com absoluta exatidão e convencimento a Parábola acima? Acho tudo muito fascinante e complicado ao mesmo tempo. Bem, mas agora quero falar do meu Pai. Infelizmente, convivi muito pouco com ele. Lamentavelmente seguiu o caminho do vício, tornando-se alcoólatra. A partir daí, os meus pais separaram-se, minha família dividiu-se. Fui acolhido com amor e carinho, em outro ‘ninho’. Quando eu era menino, tivemos raros encontros, conversávamos pouco, naturalmente eu pensava nele. No dia dos Pais então, com certeza. Certamente, muitas pessoas não entenderam meu Pai. Deviam pensar que se tratava de um sujeito no mínimo muito fraco, sem personalidade, caráter, etc. Hoje, sabe-se o alcoolismo é uma doença, e como doença é tratado. Infelizmente, antigamente as pessoas não tinham esse conhecimento, entendimento e compreensão. Além disso não existiam os Grupos de A.A. (Alcóolicos Anônimos), que certamente muito auxiliam as pessoas com esse tipo de problema. O meu Pai chamava-se Antônio Jaime de Mattos, e faleceu quando eu tinha 15 anos. Procurei saber algumas coisas a seu respeito, passagens de sua existência. Selecionei alguns relatos, que tomei conhecimento, e que considerei interessantes. Ao reviver esses relatos, sinto sempre, inexplicável e estranho orgulho.

- Minha Avó contava que na Revolução de 30, meu ‘futuro’ Pai (na época com apenas 10 anos), desceu correndo a lomba da Rua Gen. Bento Martins, gritando aos ‘7 Ventos’:

“Estourou a Revolução!... Estourou a Revolução!

- Meu Pai (ainda menino) orgulhava-se de ter sido Gandula do Lendário Lara, Goleiro do Grêmio, nos anos 30. Certamente foi ali no Estádio da Baixada Tricolor, onde hoje é o Parque Moinhos de Vento.

- Quando adulto o Pai freqüentava um Bar localizado à Rua Miguel Tostes. Comentava em casa, que lá no tal Bar, seguidamente conversava com um Senhor muito educado e inteligente. O Senhor ‘educado e inteligente’, era nada mais nada menos, do que o Grande Poeta: Mário Quintana.

- Ele gostava de ‘Bailes’, tocar violão e, pelo jeito, da noite.

Eu teria outras passagens para contar, mas acho que essas já são suficientes. O que eu gostaria de passar aos prezados leitores, é que devemos aceitar os fatos, talvez esquecer, ou simplesmente perdoar... Proporei agora um exercício de imaginação. Vamos voltar no tempo, ou melhor, nosso Pai voltará no tempo. Será uma menininho de apenas 3 anos, que está num quarto escuro, chorando, assustado e com muito medo. Agora você, fará o seguinte: Vá até esse quarto escuro, pegue o seu ‘pai-menino’ nos braços, abrace-o e traga-o junto ao seu peito, diga-lhe palavras doces, de amor, tranqüilidade. Faça um carinho e acalme suavemente aquele menininho assustado... continue assim, sempre suavemente... cantarole baixinho uma bela canção de ninar... até fazê-lo adormecer... em seus braços.

E lembre-se: Esse menino foi, é, e sempre será o seu Pai.

“Feliz dia dos Pais”


Gilberto Juarez Mattos

6 comentários:

Anônimo disse...

Giba!
Muito sincera e emocionante esta lembrança do teu pai, realmente nossos pais assim como nós são pessoas e não super herois. Devemos ter compaixão e abraçá-las no sentido mais amplo da palavra. Feliz dia dos pais pra ti querido!
Si.

Rosane Arostegui disse...

Grande Gilberto,
Muito lindo e repleto de sabedoria este teu relato/depoimento. Realmente, nossos pais e mães tem suas fragilidades e feridas para curar e se ajudarmos neste processo através deste exercício que indicas estaremos também curando a nós mesmos e ao planeta! Grata por esta linda partilha em nosso blog!
Feliz dia dos pais, bj no coração.
Rô Arostegui

Márcia disse...

Já tinha lido também, pois o Gilberto havia enviado a mim por email.
E agora aqui no blog, repito que gostei bastante do texto e que fico contente de ler suas idéias colocadas em papel.

Carla disse...

Puxa, que lindo!
A maioria das pessoas que passa por situações semelhantes, tende a somente cobrar ou cultivar a mágoa. Demonstra grandeza e sensibilidade quem consegue enxergar algo mais, amar e perdoar!
Maravilha isso! Parabéns Gilberto; parabéns gurias por divulgar este texto justamente no dia de hoje!
Bjs!

gracinha disse...

GILBERTO J. MATTOS,
MUITO IMPORTANTE ESTE TEXTO SOBRE TEU PAI.
COMOVENTE E LINDA HISTÓRIA DE UMA VIDA.
A MÚSICA DO RENATO RUSSO DIZ:"NOSSOS PAIS SÃO CRIANÇAS TAMBEM"...,MAIOR VERDADE.
SOMOS TODOS APRENDIZES NESTA VIDA TERRENA E AS LIÇÕES SÃO MUITAS.
TUDO PASSA PELO PERDOAR E AMAR NA REGRESSÃO QUE ENSINASTE POMOS EM PRATICA O AMOR INCONDICIONAL POR NOSSOS COMPANHEIROS DE CAMINHADA TEU TEXTO É UM ENSINAMENTO A TODOS NÓS. UM ABRAÇO GILBERTO, ONDE TEU PAI ESTIVER DEVE ORGULHAR-SE DESTE FILHO DE CORAÇÃO TÃO GRANDIOSO.
GRAÇA.

PAI disse...

PRIMO GILBERTO.
OLHA SÓ , CONVIVI CONTIGO E TEUS IRMÃOS MUITOS ANOS NA INFÂNCIA, DEPOIS NOSSOS CAMINHOS SE AFASTARAM
MAS NÃO SABIA DESTA PASSAGEM DA TUA VIDA.MEUS PARABENS PELA CORAGEM , E SABEDORIA E TEUS CONHECIMENTOS DE VIDA QUE SERVIRÃO DE EXEMPLO PARA OUTROS.
UM FRATERNO ABRAÇO
CACALO