sexta-feira, 24 de junho de 2011

FOTOS DE ARTE CEMITERIAL

Olá!
Ontem assisti a um programa sobre anjos no Canal Nat Geo e me lembrei que ainda não havia publicado todas estas fotos no blog. Elas foram clicadas em 2009 numa visista guiada aos Cemitérios da Santa Casa e Luterano em Porto Alegre/RS.
As estátuas são chamadas de "pranteadoras" e são obras de arte expostas a céu aberto. Por incrível que pareça cemitérios são locais que também abrigam muita beleza para quem tem "olhos de ver".
Esta visita  foi promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, dentro de um programa chamado "Viva o centro a pé", onde ocorrem 2 atividades mensais regularmente. Já participei de algumas saídas e elas são muito elucidativas e qualificadas.
Procure informar-se e participe, tenho certeza de que você não irá se arrepender.
Veja as imagens e deixe seu comentário, eles nos fazem muito felizes!
Abraço!

Si Fig






































quarta-feira, 8 de junho de 2011

FOTOS DA FEIRA DA BIODIVERSIDADE EM PORTO ALEGRE/RS

Olá amigos do Palavra e Cor!

No dia 19 de maio de 2011 ocorreu no Largo Glênio Peres (em frente ao mercado público) a 5ª edição da FEIRA DA BIODIVERSIDADE DE PORTO ALEGRE.
Segundo o blog da festa da biodiversidade (http://blogfestadabiodiversidade.wordpress.com) o histórico da feira é o que segue:
"O dia da bioDiveRSidade surgiu da crítica à forma como se “comemorava” a Semana do Meio Ambiente. Historicamente essa “comemoração” representava uma apropriação da data por empresas, governos e partidos políticos com o objetivo de fazer marketing verde. Dentro desse quadro, o discurso do movimento ambiental era “Dia do Meio Ambiente: nada a comemorar”.
Em 2007, diversos coletivos se juntaram para estragar essa festa. Naquele ano a ONU instituiu o Dia Internacional da Biodiversidade, que foi subvertido por esses coletivos e movimentos, contrabandeando temas que não aparecem na grande mídia. Esse momento histórico representou uma mudança na luta ambiental, que passou a ser debatida dentro dos mais diversos movimentos sociais e coletivos.
Então surge o dia da bioDiveRSidade, para manifestar e festejar as lutas pela biodiversidade. Esta biodiversidade que é compreendida não somente pelo viés biológico, mas como toda a diversidade de manifestações sociais e culturais que buscam contrapor as forças hegemônicas."

Eu, como "repórter fotográfica" deste glorioso blog não poderia perder esta feira. O dia estava lindo, ensolarado, céu de brigadeiro e tudo mais...
Respirei fundo e por lá circulei por mais de uma hora, revendo amigos e curtindo o evento que é sempre muito singelo, colorido e criativo. 
O centro da cidade não pode ser mais biodiverso, logo,  um local perfeito para uma caçadora de imagens ficar de orelha em pé, só esperando as coisas acontecerem...
Sem mais "delongas" teóricas seguem as fotinhos que cliquei por lá, espero que os amigos apreciem (ou não) e deixem seus comentários abaixo.
Abraço!

Si Fig