segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOTOS DO SAMBAQUI DA PRAIA DA FERRUGEM/SC

Neste verão (2010) estive na Praia da Ferrugem/SC (Garopaba), e na beira da praia tem o Morro do Índio que, dizem os entendidos, tratar-se de um SAMBAQUI. Andando pelo morro cliquei as imagens abaixo, segue uma breve explicação sobre o tema.
Si Fig

Quando os portugueses e espanhois chegaram no litoral brasileiro depararam-se com um grande número de indígenas do tronco linguístico Tupi Guarani, que no litoral catarinense eram conhecidos como "Carijós" ou "Carios". Porém, este grupo não foi o primeiro a habitar o litoral sulbrasileiro. A primeira população é conhecida pela denominação de "sambaquiana", em referência aos seus locais de habitação (os sambaquis). Outro nome empregado para estas populações é "pescadores-caçadores-coletores", fazendo alusão as atividades cotidianas de seus indivíduos. Os sambaquis são sítios arqueológicos que apresentam vestígios culturais em meio a camadas com alta densidade de conchas, trazidas pelas populações pescadoras, caçadoras e coletoras. São constituídos por restos de animais, sepultamentos humanos, artefatos, fogueiras e outros restos de atividades humanas. Por sua multifuncionalidade, não podem ser classificados somente como sítios de habitação ou funerário. O tamanho também é variável, podendo serem rasos ou chegando à vários metros de altura. Uma das melhores e mais completas definições para este tipo de sítio arqueológico foi formulada por Mário Sérgio de Oliveira:
Sambaqui é um tipo de sítio arqueológico que apresenta formas e dimensões, geralmente colinares e com destaque nas planícies costeiras, edificado intencionalmente através de técnicas específicas que incluíam o uso intensivo principal de conchas de moluscos para a formação de aterros, resultando em um espaço multifuncional, associado à moradia, à acumulação de restos faunísticos e à demarcação territorial, além da simultânea função de enterramento dos mortos. O sambaqui integrava a organização social de uma sociedade de pescadores, coletores e caçadores pré-cerâmicos que entre 6.000 e 1.000 anos AP aproximadamente dominavam os ambientes litorâneos e estuarinos, que constituíam paisagem de uma sociedade com identidade própria, cuja cultura material (incluindo os sítios arqueológicos), constitui-se herança a ser pesquisada, divulgada e preservada.
Fonte: Internet
















3 comentários:

Anônimo disse...

!!! BELAS FOTOS!!!
marcas de uma civilização em seus afazeres diários.
ali eles deviam de afiar suas lanças,facas e nos arredondados deviam de moer algo grãos,sementes,mandioca talvez.
As marcas confirmam a luta do homem pelo seu sustento diário.
...a uni cuniti a uni!!!!
a uni cuniti a uni!!!
a um...a um...
gostei,o blog está bonito D+!
quero mais,gracinha.

Rosane Arostegui disse...

Oi Si,
Muito lindas as fotos! E eu até em nosso blog tenho entrado pouco por causa do "vuco-vuco" desse mês de agosto! Espero que a primavera traga o perfume da tranquilidade!
Beijo grande, Rô Arostegui.

jaq disse...

Adorei as fotos. Adoro praia, verão, sol, calor.E quando com isto ainda vem cultura, melhor ainda.
Beijos.
Jaq.