quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BLOG PALAVRA E COR NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2010

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do Brasil. Sua primeira edição foi no dia 16 de novembro de 1955, o objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos nas 14 barracas de madeira instaladas na Praça da Alfândega da capital de 400 mil habitantes de então.

Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados. E, na década de 90, conquistou grandes patrocinadores, estimulados pelas leis nacional e estadual de incentivo à cultura.

A infra-estrutura foi ampliada e modernizada, os eventos culturais se consolidaram e a Feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Este ano será a 56ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre e seu patrono é Paixão Côrtes, nosso eterno Laçador!

As informações acima foram colhidas no site: http://www.feiradolivro-poa.com.br/

O Blog Palavra e Cor participará da programação oficial da feira deste ano realizando duas oficinas denominadas FOTO & GRAFIA. O apoio é do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do RS- SEMAPI. Eu e a Rosane adoraríamos que você e toda a sua família e amigos participassem de uma delas.

Será a mesma oficina que acontecerá em duas datas diferentes: 30 de outubro e 06 de novembro (dois sábados). O horário é das 13:30 até as 15:30 na Biblioteca do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

A nossa ideia é que os participantes levem para a oficina fotos impressas em papel fotográfico ou mesmo imagens interessantes que garimparem em revistas, jornais, etc. Estas serão socializadas no grupo e cada um escolherá quantas imagens quiser para escrever algo. Pode ser um poema, uma frase, um sentimento, até mesmo um desenho, enfim o que o coração e a mente desejarem.

Nosso intuito é uma celebração grupal onde quem desejar possa partilhar seus escritos com os demais. Ninguém será “coagido a escrever”, pois o que queremos é sensibilizar as pessoas para esta combinação maravilhosa da FOTOGRAFIA com a POESIA.

Estaremos aguardando você com muita expectativa!

Abraço e até lá!

Si e Rô

5 comentários:

Rosane Arostegui disse...

Oi Si,
Que lindas que ficaram as fotos e o convite para nossa esperada oficina, entrando formalmente na feira do livro! Embora euzinha seja bem chegada numa "pirataria de feira", risos.
Bjs e luz pra nós, Rô.

Carla disse...

É isso ai, meninas! Fico bem contente, e se der, estarei lá prestigando... Espero encontrar vocês e o Severino, claro! Bj!

gracinha disse...

PARABENS BLOGUEIRAS!!!
SUCESSO NESTE EVENTO.
IREI,QUERO VER DE PERTO OBLOG EM AÇÃO. Gracinha.

jaqueline disse...

Vou escolher um dos sábados e estarei lá com certeza dando força e prestigiando minhas queridas amigas artistas. Bju.
Jaq.

Márcia disse...

Vou ir em uma das datas. Bj.